TIK TOK E ARTE PROTAGONIZAM TENDÊNCIAS PARA O DENIM NA BLUEZONE

TIK TOK E ARTE PROTAGONIZAM TENDÊNCIAS PARA O DENIM NA BLUEZONE

Reconhecemos na arte as melhores inspirações, mas agora sabemos como abordá-la com verdade maior, preservando sua fonte autoral.
Não queremos mais roupas com histórias que não nos movem, por isso nossas escolhas vão contra os sistemas tradicionais da moda.
Compreendemos e usamos a tecnologia, mas somos conscientes de que somos nós que devemos impor a ela o nosso ritmo. Sabemos dar velocidade às tendências, mas o fazemos com a consciência do upcycle e o know how do “faça você mesmo”.

Essas quatro mentalidades deram forma às tendências para o denim da temporada Primavera/Verão 2025.

O evento de dois dias apresentou roupas feitas pelas fabricantes de tecidos, lavanderias e manufaturas evidenciando a divisão entre o crescente interesse pela forma, habilidade e processo; e as abordagens básicas das tendências para a geração Z em um ritmo acelerado.

Belas Artes e a arte da imitação do Tik Tok são duas das quatro tendências que estavam em evidência no espaço Bluezone da feira

Munich. Juntas, as duas representam as influências mais fortes da estação.

A influência da arte na estação foi o destaque do espaço “Modern Art Emporium” (empório da Arte Moderna), onde o evento refletiu a presença da Arte na moda, e vice-versa. A influência vai muito além de um designer reproduzindo a estética das obras através das roupas.

Nesse tema as referências são mais elevadas, e a arte representa um investimento que move a sociedade, responsável por acrescentar alma às criações. Como forma de reconhecimento ao valor que a inspiração e a origem autoral da arte representa, ela foge da apropriação leviana.

O toque de arte de um artista verdadeiro, é a regra dessa trend, e na Munich, foi o diferencial que tornou os tecidos mais especiais.

Já o tema ligado ao Tik Tok, esclarece qual o melhor lugar para se conectar com as novas gerações. De acordo com o evento, enquanto a força do Instagram está em queda, e o Facebook se tornou o local das relações distantes, o Tik Tok é o espaço que dá velocidade à moda atual. A massa de contas da rede, que se dedicam a copiar looks de celebridades é o que move essa trend. Porém nela as cópias surgem por meio do upcycling ou materiais alternativos, e é isso que a torna tão diferente. O retrô também está nessa tendência, que resgata looks de ícones da moda antigos e os reinterpreta pelo upcycling. O tema mostra como algumas peças que julgamos nada interessantes, para a geração Z, soam completamente novas.

As mudanças nos hábitos de consumo da Geração Z inspiram o terceiro tema, que aponta para o fim do mix de roupas conectadas no estilo e sua substituição pelo hábito de vestir desconexo. Em “One in
One Theory”, (teoria do um a um) o consumidor não compra mais suas roupas pensando em uma composição única, mas as pensa e as veste item por item. Nesta trend, o pensamento que envolve o modo de
vestir não é único – uma determinada peça de roupa pode ser escolhida pela lavagem, enquanto outra o é pelo seu legado vintage. O resultado são looks que não têm conexão entre referências, e é
exatamente esta a história da trend, que reflete a forma como as novas gerações estão se afastando dos sistemas tradicionais da moda. O mix entre o novo e o vintage, é uma das maneiras com que as marcas
estão reproduzindo a experiência do vestir deste tema.

O último tema, “Low Tech, No Tech”, é uma versão hipster do movimento hippie e reflete o desejo de se desconectar e mudar o ritmo dos tempos para uma velocidade menor. Indo além da mera atitude de usar telefones celulares antigos como ironia, esse tema considera o futuro e o transforma em modo de expressão. É a tendência que sugere que as roupas sejam feitas com qualidade superior, para que sejam mais duráveis e para que o consumo tenha outra velocidade.

Itens não lavados e ideias que representam baixa tecnologia são incorporadas como inspiração. Porém a ideia não é reproduzir peças clássicas e antigas, e sim mostrar que processos com baixa tecnologia são capazes de reproduzir aspectos novos e tão bem feitos quanto os que são criados com tecnologia de ponta.

Confira em nossa galeria a forma como estas tendências vão influenciar o visual das coleções de Verão 2025.

ACESSE O BANDO DE FOTOS COMPLETO NO GUIA DE TENDÊNCIAS

Fonte: Frida Calixto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *