Experiência imersiva oferece aulas teóricas e atividades práticas em Fazenda Rio Grande (PR)
Empreender e gerar transformações sociais é o objetivo de muitas pessoas, mas nem sempre o propósito é suficiente para o sucesso dos negócios de impacto social. Embora o último mapeamento sobre o setor realizado pela Pipe.Social tenha identificado 1.272 negócios dessa natureza em 2021, o que representa um aumento de 29,7% na comparação com 2019, a jornada de empreendedores sociais apresenta vários desafios como planejamento, execução e sustentabilidade financeira. Gerar lucro, ampliar o alcance de causas socioambientais e reduzir desigualdades exige conhecimento e preparo. Para ajudar empreendedores sociais e pessoas interessadas na área, o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI Brasil) desenvolveu o Seminário de Desenvolvimento Comunitário (SEDEC) na modalidade imersão, cujas inscrições estão com valor promocional de R$ 1399,00 até 15 de fevereiro. É possível parcelar a quantia em até seis vezes.
A iniciativa oferece uma imersão de sete dias na unidade do CADI do município de Fazenda Rio Grande (PR), que aborda dilemas relacionados à superação da pobreza em ambientes de alto risco e oferece uma resposta consistente aos desafios enfrentados na rotina de gestores de negócios sociais juntamente com uma cosmovisão cristã. Direcionado a empreendedores sociais cristãos, o SEDEC será realizado entre os dias 16 e 22 de julho, unindo temáticas religiosas e técnicas, assim como conhecimento teórico e atividades práticas para os alunos exercitarem o conteúdo. Na programação, há dinâmicas, oficinas de elaboração de projetos sociais, aulas sobre planejamento, avaliação e execução de projetos sociais, diagnóstico comunitário, o papel da igreja local no desenvolvimento, entre outros conteúdos.
“Acreditamos que o desenvolvimento é fortalecido no compartilhamento de competências e experiências. E é pra isto que o SEDEC foi desenvolvido: fortalecer a capacidade dos empreendedores sociais cristãos de produzir impacto positivo nas comunidades conforme a vocação de Deus para eles e suas iniciativas”, comenta Marcel Camargo, diretor-executivo do CADI Brasil.
Formação ultrapassa fronteiras nacionais
Desde a fundação do CADI, em 1994, o SEDEC é a principal iniciativa da organização para a formação de empreendedores sociais cristãos. No início das operações do CADI no município de Fazenda Rio Grande (PR), edições do SEDEC foram realizadas presencialmente. A primeira turma se formou em 1997 e, desde então, centenas de pessoas foram impactadas pela iniciativa no Brasil. Com o sucesso da metodologia de ensino, igrejas e agências missionárias solicitaram que o CADI formasse suas equipes de campo, permitindo a multiplicação da visão de trabalho comunitário em uma perspectiva cristã, o que contribuiu para a formação de equipes em Angola, Senegal, Bolívia e Moçambique.
Para participar da experiência imersiva do SEDEC, é necessário concluir o SEDEC EAD, uma formação de caráter intensivo disponibilizada no formato on-line com aulas gravadas e ministradas pelo fundador do CADI, Maurício Cunha. Enquanto a modalidade EAD é focada em conhecimentos teóricos, a modalidade Imersão proporciona vivências dentro da realidade de um projeto de desenvolvimento. Um dos suportes teóricos dos participantes é o livro O reino entre nós: transformação de comunidades pelo Evangelho Integral, escrito por Maurício Cunha e Beth Wood e cuja leitura é obrigatória para iniciar a imersão.
Os participantes da imersão se hospedam na unidade do CADI localizada em Fazenda Rio Grande e assistem às aulas durante sete dias. Eles também recebem materiais didáticos e realizam trabalhos em grupo e debates para absorver ainda mais os princípios, diretrizes e ferramentas aprendidos na teoria. Uma das atividades práticas é o Projeto Semente, uma metodologia que apresenta uma intervenção curta, rápida e simples na comunidade do local, possibilitando um processo de escuta e diálogo entre os participantes e os beneficiários. Após a conclusão do SEDEC EAD e do SEDEC Imersão, os alunos recebem um certificado de participação emitido pelo CADI. Para receber a certificação, é preciso completar todo ciclo de formação para empreendedores sociais cristãos.
“Neste ano, estamos voltando a um ritmo mais normal no período pós-pandemia. Esperamos receber um grupo de empreendedores bastante comprometidos que desejam ampliar o impacto positivo nas suas comunidades. O CADI fará de tudo para entregar um excelente conteúdo para fortalecer e acelerar as iniciativas que serão apresentadas neste ano. Entendemos que se as pessoas estão lá, é porque Deus está chamando. Estamos preparados para isso e muito felizes com o que Deus irá reservar para cada um deles nessa experiência incrível em julho”, complementa Marcel.
As inscrições para o SEDEC Imersão devem ser realizadas pelo site.
SEDEC Imersão
De 16 a 22 de julho
Local: CADI Fazenda Rio Grande
Rua Dinamarca, 4 – Nações
Fazenda Rio Grande (PR)
Sobre o CADI Brasil
O Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI Brasil) é uma coalizão de organizações sociais cristãs que atua prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família por meio do desenvolvimento comunitário em regiões em situação de vulnerabilidade social. Fundado em 1994, o CADI possui um programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes, atua em ações emergenciais para o enfrentamento à fome e desenvolve projetos sociais com interface na cultura, educação, esportes, formações técnicas e profissionais, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos beneficiados. A OSC atua em sete estados e oito municípios: Valença (BA), Camaçari (BA), Gaibu (PE), Porto Velho (RO), Maré (RJ), Fazenda Rio Grande (PR), Palhoça (SC) e Aratuba (CE). Mais informações: https://cadi.org.br/