Segundo especialista, o aprimoramento das habilidades digitais das equipes impulsiona o potencial de crescimento das empresas no mercado
Considerando o avanço da transformação digital no Brasil, um mindset voltado para o desenvolvimento das Digital Skills – ou habilidades digitais – tem se tornado inevitável nas empresas, seja por ajudar a otimizar soluções inovadoras, como por formar políticas de crescimento mais sólidas. Apesar disso, um levantamento realizado pela LANDtech e a Alura Para Empresas, solução de educação corporativa do ecossistema Alura, revelou que 76% dos respondentes que não são formados em TI alegam que as organizações ainda não promovem cursos profissionalizantes, parcerias ou ajuda financeira para uma profissionalização corporativa tech, incentivando apenas a conscientização de seus colaboradores.
Por outro lado, a pesquisa também mostra que 78% dos entrevistados que não estão na área de TI possuem o desejo de migrar para a mesma. Nesse sentido, algumas marcas já perceberam o potencial de investir na educação corporativa e estão colhendo resultados, como é o caso da Suzano, maior produtora de celulose de eucalipto. Por meio de uma parceria com a própria Alura Para Empresas, a gigante do setor estruturou um projeto movido pelo conhecimento dos colaboradores em Machine Learning e Power BI, que possibilitou otimizações em vários dos seus processos, da estufagem de veículos à prevenção de avarias, obtendo um retorno financeiro de R$ 3 milhões no ano.
Para o cofundador e COO da Alura, Adriano Almeida, principal responsável pela unidade de negócios da Alura Para Empresas, cases como esse demonstram a urgência em desenvolver talentos tech nas companhias, uma vez que a demanda por profissionais com conhecimento no ramo aumenta a cada dia e há um grupo de pessoas que quer se debruçar no segmento. “A tendência é que empresas que não investem em habilidades digitais fiquem para trás na corrida do mercado. O aprendizado em Digital Skills é fundamental para a inovação e formação de um diferencial competitivo, logo, quando as organizações deixam de educar as suas equipes no tema, elas também deixam de enxergar oportunidades em diversos setores do negócio”, reforça.
De acordo com o executivo, durante muito tempo as pessoas tiveram medo de perder seus trabalhos para os recursos tecnológicos, ainda que profissões surjam e desapareçam a todo momento. “A população deve entender que andar contra esse fluxo é adiar um movimento que já se estabelece. Mesmo as funções que permanecem precisam de novos sistemas, dados e plataformas para alcançar seu potencial completo”, ressalta.
Ligadas às Hard Skills – ou habilidades técnicas -, as Digital Skills são voltadas, principalmente, para o entendimento em Data Science, Power BI e Business Intelligence, porém abrangem diversos segmentos. “Profissionais de todas as áreas podem desenvolver seu ‘T’, ou seja, a amplitude do conhecimento. Portanto, mergulhar no universo digital favorece não apenas aqueles cujas carreiras já são relacionadas a esse ramo, como também melhora a geração de valor em todas as estruturas de uma organização”, diz Almeida.
Nesse sentido, o especialista da Alura destaca que quando a pessoa colaboradora se familiariza com novas tecnologias, ela também aprimora as suas Soft Skills – ou habilidades comportamentais. “Hoje, sem a análise de dados, por exemplo, a empresa não consegue tomar decisões estratégicas; o RH precisa estudar comportamentos, entender a cultura organizacional, utilizar a IA (Inteligência Artificial) para fazer processos seletivos, etc. Isso significa que talentos conectados ao comportamento do trabalhador, como pensamento crítico, boa gestão de tempo e resolução de problemas complexos, crescem junto com o aprendizado digital”, finaliza.
Sobre a Alura Para Empresas
A Alura Para Empresas engloba as soluções de educação corporativa da Alura, maior ecossistema de aprendizado em tecnologia do Brasil, para impulsionar organizações na transformação digital e preparar pessoas para as principais demandas em tecnologia do mercado.
Com mais de 1.300 cursos on-line, a empresa conta com plataforma de gestão de aprendizado, apoio em ações de engajamento e curadoria de conteúdos. Além disso, conta com programas personalizados para recrutamento e aceleração de times, como o Alura Level Up, criação de oportunidades com impacto social, como o Alura Include, e Upskilling e Reskilling, como o Alura Boost. Até o momento, mais de 5 mil empresas já aderiram às soluções de educação corporativa da Alura Para Empresas, entre elas Banco Pan, Dasa, Banco do Brasil, Localiza e Quinto Andar.