Museu do Café inaugura exposição temporária, resultado do Programa de Residência Artística

Museu do Café inaugura exposição temporária, resultado do Programa de Residência Artística

As seis obras, desenvolvidas por meio do edital iniciado em março, estarão expostas a partir de 13 de agosto

Em comemoração ao bicentenário da Independência e ao centenário do Edifício da Bolsa Oficial de Café, o Museu do Café (MC) inaugurará, em 13 de agosto (sábado), às 15h, a exposição temporária “Santos 2022”. Originada do Programa de Residência Artística, a mostra contará com as seis obras idealizadas durante o projeto, no tamanho de 1,20 x 1,50 metros, e ficará em cartaz até 13 de setembro.

A proposta da mostra é apresentar ao público todo o processo de concepção e de realização das pinturas relacionadas a cidade em 2022, além de trazer para a instituição diferentes perspectivas contemporâneas sobre o município. Contemplando ainda o aniversário de 130 anos do Porto de Santos, os quadros retratam a sociedade e os arredores nos quais o Museu está inserido a partir de uma visão mais atual e realista.

Como uma espécie de espelho temporal, no qual é possível enxergar um intervalo de 100 anos entre os painéis, o conjunto de telas visa criar um contraponto ao que foi retratado nas obras pintadas há um século, por Benedicto Calixto, e que também estão localizadas no Salão do Pregão do MC. Deste modo, o espectador poderá se questionar sobre a forma como a construção do discurso da identidade social e das questões de gênero, poder, etnia e relações sociais vêm mudando ao longo dos anos.

Ademais, ao estimular o olhar sobre a cidade e o porto, a exposição propõe levantar, junto aos visitantes, o debate relacionado à ocupação do território, ao desenho e à democratização do uso do espaço urbano. Da mesma maneira, as pinturas incentivam a discussão sobre a dicotomia entre preservação e modernização – tendo como pontos de partida o edifício da Bolsa Oficial de Café e o centro histórico de Santos –, assim como o debate acerca do papel do Museu do Café como elemento de resistência, preservação, inclusão e diversidade nesse local.

Programa de Residência Artística “Santos 2022”

Iniciado em março de 2022, o Programa de Residência Artística “Santos 2022” foi idealizado com o objetivo de promover um processo de elaboração colaborativa de obras de arte que abordassem novas percepções da cidade a partir das obras “Porto de Santos em 1822” e “Porto de Santos em 1922”. Os seis artistas contemplados pelo edital (André Yassuda, Djnane Anderson, Letícia Passarelli, Luiz Escañuela, Maria do Céu e Victor Alexandro) desenvolveram painéis que complementarão os quadros de Benedicto Calixto, localizados no Salão do Pregão do Museu.

A iniciativa conta com o apoio da Autoridade Portuária de Santos, empresa pública vinculada à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Infraestrutura, que está patrocinando a ação, assim como o Sebrae.

Serviço

Inauguração da Exposição Temporária “Santos 2022”

Data: 13 de agosto

Horário: 15h

Local: Mezanino do Museu do Café

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

R$ 10,00 e meia-entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 8 e 16 anos, professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museudocafe.org.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *