Os atendimentos da Carreta da Mamografia, do Programa Estadual “Mulheres de Peito”, realizados em Mogi das Cruzes no mês passado superaram o número previsto para os dez dias de campanha na cidade. Foram 529 mamografias, 29 a mais das 500 programadas.
“O programa foi um verdadeiro sucesso e fico muito feliz de ter colaborado para que este atendimento tenha chegado a tantas mulheres da nossa cidade e região. A prevenção é o melhor caminho e esta não é uma frase de efeito, é uma realidade quando falamos de câncer”, disse o deputado estadual Marcos Damasio (PL), que solicitou ao Estado o atendimento no município.
Dentre as 529 mamografias realizadas, os profissionais encaminharam 8 pacientes para acompanhamento com um especialista em Mastologia e 33 foram encaminhadas para exames complementares de ultrassonografia.
O programa é direcionado a mulheres com idades entre 50 e 69 anos que podem realizar o exame de mamografia sem necessidade de agendamento ou pedido médico.
Desde 2014, as carretas já permitiram que mais de 93,8 mil mulheres realizassem gratuitamente exames de mamografia, ultrassom e biópsia. Desse total, 1.270 pacientes foram direcionadas a centros de referência para continuidade das investigações de alterações identificadas.
As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista