Confira as atrações desta semana na 13ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura

Confira as atrações desta semana na 13ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura

Eventos acontecem nos dias 22, 23, 24 e 26 de junho. Bienal termina no dia 17 de julho

Nesta semana a 13ª Bienal Internacional de Arquitetura apresenta diversas atrações que vão desde apresentação de curtas, oficinas, mesas de discussão online, leitura performática até uma travessia pelo centro histórico de São Paulo.

Na quarta-feira, dia 22, acontece mesa online de debates e exibição de curtas tendo como tema central: Racismo Ambiental. Objetivo é colocar em pauta as causas e as consequências do racismo ambiental. Tanto a pandemia, quanto a crise climática e as catástrofes que delas decorrem, atingem de forma diferente as pessoas dependendo de sua raça. A mediação será de Dulce Maria Pereira Arquiteta e Urbanista, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental e Pesquisa do Departamento de Gestão Pública e do Departamento de Engenharia de Produção da universidade, autora de livros científicos sobre desastres e outros didáticos. Ela terá como convidados Guilherme Brasil  Coordenador Estadual do MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, Marina Marçal Advogada. Doutoranda e Mestra em Sociologia e Direito pela UFF-RJ e Rodrigo Santos de Jesus Geógrafo, formado pela Universidade Federal da Bahia com mobilidade internacional na Universidade de Coimbra.

Os curtas apresentados serão: “Guia das ‘telas de projeção’ para histórias apagadas” (2022 de Marina Biazotto Frascareli e Lívia Zanelli), “Lugar de pretos: desigualdades e potências na leitura da raça e do urbano” (2022 de Desirée Carneiro) e “Humanização no processo de reciclagem” (2022 de Victória Rechden e Silva)

No dia 23, quinta-feira, haverá outra mesa online discutindo o tema – Resistência e resiliência na construção – abordando as mais diversas maneiras que os métodos de construção utilizam para permanecer vivos, seja pela resistência ou pela resiliência, sabendo que a construção não é algo apenas material e sim um resultado das mais diversas combinações presentes em cada população.

A mediação dessa vez será feita por Luiz Antonio de Souza Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA; Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia; atualmente é professor Adjunto II da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da PPG-AU/UFBA. Ele terá como convidados Aisha Diéne ou Lembamueji , arquiteta e Urbanista, Mestre em Antropologia Social (DAN/PPGAS/UnB), Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (PPG-GAU/UnB)e membra do corpo editorial da Revista Calundu (UnB). E, Ilídio Daio  Arquiteto pela Universidade Técnica de Lisboa em 1999. Pós-graduação em Habitabilidade Básica pela Universidade Politécnica de Madrid em 2005. Pós-graduação em Planeamento Urbano Sustentável (Banco Mundial 2012), Formação em Gestão de Centros Urbanos (IST e FUNDEC 2015). Prémio Kubikuz de Habitação Social Urbana pela Imogestin em 2016.

Neste dia serão exibidos os curtas “Otros Paisajes Industriales (2022 de Wilmer Eduardo Coronado Castillo), “Pedagogia da Quermesse: Universidade, Reprodução e Cozinhas” (2022, Luisa Bissoni de Souza) e “Ações poéticas urbanas” (2022, de Emilliano Alves de Freitas Nogueira, Lucas Italo Silva Ribeiro, Maiári Cruz Iasi, Thiago Lopes Oliveira Santos, Ana Vitória Freitas, Victória Regina Farias Brasiliano, Izabella Abdalla Santos e Elisa Maria Barros Marques).

No sábado, dia 25, acontece ativação da obra “Ilha em mim” Arquipélago – com Carolina Clasen, Jorge Bassani e Tim (Wellington Neri). Com interlocução direta com a obra exposta Bienal, “Ilha em mim”, e a partir de uma curadoria de textos com autores como José Saramago, Graciliano Ramos, Aldous Huxley, Anton Tchékhov; os participantes da atividade são convidados a uma leitura performática. A proposta artística Arquipélago é uma experiência coletiva para arranjar novos modos de narrar uma condição geográfica, feita a partir da antropologia, da mitologia, da poesia e da filosofia.

E encerrando a semana, no dia 26, domingo será realizada Travessia Ilha do Bororé: temporalidades (CAU/SP) e Oficina de Intervenção e Celebração Prototype City São Paulo

Ao  propor uma travessia partindo do centro histórico de São Paulo em direção à Ilha do Bororé, no extremo sul da cidade de São Paulo, o visitante será convidado a refletir criticamente sobre questões referentes à mobilidade urbana, meio ambiente, produção agrícola, arte e patrimônio. A travessia passa pela Balsa Bororé, Escola Estadual Adrião Bernardes, Armazém do Edinho, entre outros.

Já a oficina prevê a finalização do projeto Prototype City São Paulo, cocriado com os alunos da EMEF Virgilio de Mello Franco. A intervenção acontecerá ao longo da calçada da Rua Erva do Sereno com início na Avenida Professor Alípio de Barros e término na Rua Ubapitanga. Os participantes poderão colaborar com a pintura do mobiliário urbano e com o plantio de árvores conforme projeto. Por fim, uma celebração para reconhecer o valor de todo o processo e compartilhar o novo espaço com a comunidade.

SERVIÇO

As atividades da Bienal se estendem por sete instituições e outros locais pela cidade. As atividades poderão ser consultadas no calendário oficial do evento: https://bienaldearquitetura.org.br/programacao/

Dia 22 de junho, quarta-feira – Mesa Online: Racismo Ambiental

Das 19h ás 21h

Tradução simultânea estará disponível somente para inscritos.

Transmissão online no canal do IABsp no youtube

Local: Centro Cultural São Paulo

CCSP: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP 01504-000 | Telefone: (11) 3397-4002

Dia 23 de junho, quinta-feira – Resistência e resiliência na construção

Das 19h ás 21h

Tradução simultânea estará disponível somente para inscritos.

Transmissão online no canal do IABsp no youtube

Local: Centro Cultural São Paulo

CCSP: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP 01504-000 | Telefone: (11) 3397-4002

Dia 25, sábado – Ativação da obra “Ilha em mim”

Das 16h ás 18 horas

Local: Centro Cultural São Paulo

CCSP: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP 01504-000 | Telefone: (11) 3397-4002

Dia 26, domingo – Travessia Ilha do Bororé: temporalidades (CAU/SP)

Das 8h30 às 17 horas

Ponto de encontro: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP)

Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP, 01013-000.

Dia 26, domingo – Oficina de intervenção e celebração Prototype City São Paulo

Das 14h ás 17h30

Local: Escola Estadual Professor Fernandes Soares

Rua Erva do Sereno, 135 – Jardim São Martinho, São Paulo – SP, 08180-010.

Aberta para a comunidade local. Entrada livre.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *