Matéria sobre Covid – saúde – fonte : secretaria de saúde de SP:
É possível pegar Covid-19 ao ar livre?
Possibilidade é mais remota, mas chances de contaminação em ambientes abertos existem quando as pessoas deixam de usar os métodos de proteção
Toda vez que se anuncia uma medida de combate ao coronavírus, as polêmicas se acirram e as teorias se multiplicam, principalmente as pautadas pelas fake news.
No campo das pesquisas, cientistas afirmam que as chances de se contrair Covid-19 ao ar livre são muito poucas, justificando que fora de ambientes fechados é possível a dispersão e diluição do vírus Sars-Cov-2.
Segundo estudos, o vírus morre quando exposto à luz do sol ou raios ultravioleta. Sua camada protetora, feita de gordura, derrete. Da mesma forma que a água e o sabão nos livram de uma invasão.
O vento ajudaria a evaporar os perdigotos, que são as gotículas de saliva, visíveis e invisíveis, lançadas ao ar quando espirramos, tossimos ou falamos. Quando alguém infectado fala, tosse ou espirra, essas as gotículas transportam o vírus e, se atingem outras pessoas, acabam infectando-as. O ato de cantar e gritar dispersa ainda mais perdigotos, que podem alcançar nossos olhos, nariz e boca. A pessoa infectada também libera partículas menores chamadas aerossóis. Sabe aquele um metro e meio de distância mínima recomendada? É prevenção cientificamente comprovada.
Fonte : secretaria de saúde de SP: